script>
O Movimento pela Transparência Partidária juntamente com diversas outras entidades, inclusive a Contas Abertas, divulgaram manifesto cobrando maior transparência dos partidos políticos. Entendemos que “para mudar a política, é preciso mudar os partidos”. Os partidos são opacos no que diz respeito aos seus filiados, a forma como são eleitos os seus dirigentes, o processo de escolha dos seus candidatos e, ainda, quanto à prestação de contas. Veja abaixo o Manifesto.
“Mais transparência, mais democracia.
Acreditamos que os partidos políticos devem ser transparentes e democráticos. Queremos partidos mais representativos e permeáveis aos anseios da sociedade.
No Brasil, os partidos são financiados por dinheiro público e, na prática, são o único canal de acesso dos indivíduos à representação política.
Entendemos que transparência e prestação de contas são a contrapartida mínima que os partidos devem oferecer à sociedade pelo uso de recursos públicos.
Os instrumentos que existem hoje para controlar o uso que os partidos dão aos recursos públicos são insuficientes.
Consideramos que a Justiça Eleitoral deve ser fortalecida para fiscalizar melhor os partidos, mas acreditamos que devem existir incentivos para que filiados, eleitores, imprensa e sociedade civil organizada participem ativamente desse processo.
Reconhecemos a necessidade de renovação da política brasileira e propomos mecanismos para favorecer a alternância dos dirigentes partidários.
Nossa proposta valoriza os direitos fundamentais de acesso a informação e participação política, sem comprometer a autonomia dos partidos.
Os princípios republicanos expressos na nossa Constituição demandam partidos políticos transparentes e democráticos”.
O Movimento pela Transparência Partidária acredita que com mais transparência e participação, os partidos serão mais abertos e representativos, fortalecendo nossas instituições e aprofundando a democracia no Brasil”.