O que fazemos

Palestras

O conteúdo das palestras abrange dados governamentais, diagnósticos e projeções econômicas que fundamentam cenários e perspectivas relacionadas às atividades empresariais. Nesses eventos são apresentadas informações de interesse específico dos participantes, como o acompanhamento de determinados segmentos econômicos ou o histórico de gastos orçamentários em projetos selecionados.

Ao longo dos últimos anos, foram apresentadas palestras em eventos do Banco Mundial, Organização das Nações Unidas (ONU), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Tribunal de Contas da União (TCU), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Mineira de Municípios (AMM), Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, entre outros.


Francisco Gil Castello Branco Neto

Curriculum Vitae resumido
Outubro/2016

Economista, foi fundador e atualmente é o secretário-geral da Associação Contas Abertas, entidade da sociedade civil que acompanha há 11 anos a execução orçamentária da União, fomentando a transparência, o acesso à informação e o controle social. Em suas palestras, ele busca contribuir para ampliar o conhecimento sobre a execução dos orçamentos públicos, em defesa da consolidação dos princípios da responsabilidade fiscal.

Gil Castello Branco realiza com frequência palestras em workshops para empresas e universidades, assim como cursos para jornalistas em diversas entidades acadêmicas e nos principais veículos brasileiros de comunicação -  O Estado de S. Paulo, TV Globo, Folha de S. Paulo, Fundação Getúlio Vargas, USP, UnB e O Globo, entre outros. Foi professor visitante da Unicamp e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Há mais de três anos escreve mensalmente artigos para o jornal O Globo.

O economista é membro da Comissão Especial de Controle Social dos Gastos Públicos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ocupou diversas funções públicas na administração federal como Secretário-Executivo do Ministério dos Esportes e Presidente da Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte (GEIPOT), além de diversos cargos nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e das Comunicações.