O que fazemos

Notícias

A Associação Contas Abertas tem uma presença constante no ambiente digital, desde o início da sua trajetória, para difundir a experiência e o conhecimento de seus integrantes a respeito da execução dos orçamentos públicos. O resultado desse esforço é a produção de notícias reveladoras sobre o destino dos recursos orçamentários da União, de forma coerente com sua missão de fiscalizar e dar transparência às contas públicas.

O site da Contas Abertas é sinônimo de informação confiável e tecnicamente rigorosa, como atestam os jornalistas dos principais veículos de comunicação do país e do exterior. Esses profissionais recorrem de forma sistemática aos especialistas da associação para fundamentar sua apuração e analisar as ações de governo.

Nos últimos três anos, a média anual de acessos ao site chegou a 500 mil. Ao longo dos 11 anos de história da entidade, os acessos somam mais de 16 milhões. São números expressivos para um universo de informação considerado árido e pouco atrativo. O desafio tem sido justamente o de popularizar os temas orçamentários para que se amplie o controle exercido pelos cidadãos sobre os recursos públicos.

Com mais de 4 mil matérias publicadas nos últimos anos, os temas ligados ao Orçamento Geral da União abordados no site são variados: infraestrutura, saúde, educação, saneamento, crianças e adolescentes, entre outros. Mais do que fragmentos de dados e normas, a motivação da Contas Abertas é proporcionar aos leitores de suas notícias instrumentos para reivindicar transparência, legalidade e eficiência nas contas públicas.