O que fazemos

Capacitação

A Associação Contas Abertas realiza cursos e treinamentos na área de finanças públicas em universidades, empresas, entidades empresariais, além de institutos e fundações. O objetivo é fomentar o controle social sobre os orçamentos públicos e capacitar os participantes dessas atividades a identificar informações úteis para seu universo de atuação profissional.  

A intenção é oferecer instrumentos para acompanhar a destinação dos recursos dos contribuintes, tanto do ponto de vista da qualidade como da eficiência dos gastos. O processo de capacitação busca despertar nos participantes o interesse pela riqueza de informações que pode ser extraída a partir das ferramentas de pesquisa nos portais e sistemas informatizados da administração pública.

O trabalho desenvolvido nessa área colabora para a maior transparência dos orçamentos públicos e o esforço de racionalidade na sua execução. Esses encontros de caráter educativo permitem a absorção de conhecimento para monitorar os caminhos percorridos pelos recursos arrecadados da sociedade. Os resultados também se traduzem no aprimoramento de matérias jornalísticas e análises econômicas.

Já foram ministrados cursos em diversos veículos de comunicação, como a TV Globo, O Globo, O Estado de S.Paulo, O Dia, O Povo, Gazeta do Povo, Organização Jaime Câmara, Zero Hora, Folha de S. Paulo, entre outros. Também realizamos eventos em diversas universidades, como a USP, a Unicamp e a UnB, além de instituições acadêmicas, a exemplo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Clique aqui para agendar cursos