Presidência gasta R$ 1,1 milhão com paisagismo
A capital do país tem como referência turística os palácios e prédios de órgãos públicos. A Presidência da República, por exemplo, é uma delas . Para não decepcionar turistas, e políticos e autoridades, é claro, a Pasta reservou R$ 1,1 milhão para serviços de paisagismo e jardinagem.
O valor atende ao oitavo termo aditivo do contrato celebrado com a empresa CAP Paisagismo Urbanismo E Comercio Eirel. A Presidência mantém esse contrato desde 2012.
Os valores incluem serviços de manutenção e revitalização das áreas verdes, jardins, hortas, pomares, espelhos d’água, piscinas e vasos decorativos. A empresa é responsável também pelo fornecimento de mão-de-obra, ferramentas, materiais, equipamentos, máquinas, plantas e insumos necessários, para atender a Presidência da República.
De acordo com o edital de licitação, serão atendidos os Palácios da Alvorada, do Planalto e seus Anexos e demais edificações vinculadas. A área total a ser “jardinada” é de 520.000 m2, aproximadamente.
Para a execução dos serviços, a empresa disponibiliza, no mínimo, 72 empregados com experiência comprovada em carteira de trabalho, habilitados para operarem as máquinas e equipamentos necessários ao serviço.
Do total de empregados previstos, 40 ficam no Palácio do Alvorada. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil, em Brasília. Entre as funções estão divididas entre jardineiros, operadores de micritrator, operadores de roçadeiras, auxiliares de jardinagem e encarregado-geral.
Confira os serviços realizados pela empresa:
- Aspirar os espelhos d?água com utilização de bombas apropriadas para remoção das sujeiras acumuladas nos leitos, realizar a limpeza de superfície da água com peneira ou outro método, bem como das paredes laterais por escovação;
- Executar canteiros ornamentais, de arbustos e hortaliças;
- Capinar canteiros ornamentais e de hortaliças, mantendo-os livres de pragas, fitonoses e da invasão de outras espécies vegetais diferentes das originais (ervas daninhas), folhas, galhos e lixo orgânico ou inorgânico em geral;
- Manter os vasos ornamentais livres de pragas, fitonoses e da invasão de outras espécies vegetais diferentes das originais (ervas daninhas), folhas, galhos e lixo orgânico ou inorgânico em geral;
- Cultivar as plantas e mudas na Estufa, de acordo com as espécies existentes;
- Executar e manter sementeiro das principais espécies vegetais da horta;
- Erradicar árvores e arbustos mortos ou condenados, promovendo sua remoção e destinação sem agressão ao meio ambiente. Nestes casos deverá, ser sugerido pela contratada o replantio ou substituição;
- Erradicar ervas daninhas dos gramados, canteiros, vasos, etc, pela catação ou capina manual ou produtos químicos específicos;
- Erradicar pragas com o uso de produtos apropriados que não sejam nocivos às plantas e/ou pessoas. Os produtos utilizados na erradicação deverão apresentar laudo de engenheiro agrônomo ou profissional habilitado atestando que não são nocivos à saúde humana, bem como sua legitimidade de procedência;
- Erradicar fitonoses com produtos ou técnicas específicas para cada doença;
- Irrigar, manualmente, canteiros, vasos e demais áreas onde não houver irrigação mecânica ou automatizada;
- Irrigar, mecanicamente, as áreas verdes, utilizando os mecanismos de irrigação previamente instalados quando disponíveis. Na falta destes, em casos de manutenção ou mal funcionamento por qualquer outro motivo, a irrigação destas áreas deverá ser realizada por mangueiras;
- Limpar piscina, mantendo a água cristalina e livre de folhas ou resíduos de superfície, ou fundo, com pH dentro da faixa recomendada ao uso humano;
- Remover restos vegetais originados de varreção, catação, poda, rastelo, raleio, ou qualquer outra técnica que gere detritos orgânicos ou inorgânicos;
- Manter limpos de detritos físicos (folhas, animais, lixo orgânico e inorgânico) ralos e bueiros;
- Remover e replantar árvores, arbustos, plantas ornamentais ou hortaliças; e
- Varrer e remover lixo das áreas pavimentadas.
A empresa também apresenta relatórios mensais, informando, por exemplo, locais de descarte de resíduos sólidos, além de providenciar os móveis e equipamentos necessários para esses ambientes.
Publicada em : 24/09/2017