Ministro do Esporte se afasta por sete dias para “visitar” Torneio de Wimbledon

Em despacho do presidente da Câmara dos Deputados, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, foi autorizado a se ausentar do cargo no período de 9 a 16 de julho para realizar visitas técnicas às instalações do "Torneio de Wimbledon". A data da visita vai de encontro com a realização do torneio, que acontece entre 3 e 16 de julho em Londres, na Inglaterra.

De acordo com exposição de motivos do despacho, além da visita técnica ao torneio, Picciani também participará de reunião com autoridades inglesas. O ministro ainda irá aproveitar a viagem para ir à cidade de Kazan, na Rússia, participar da VI Conferência Internacional de Ministros e Funcionários Superiores Responsáveis pela Educação e Desporto.

O despacho aponta que o afastamento acontecerá com ônus, isto é, implica o direito a passagens e diárias, assegurados ao servidor o vencimento ou salário e demais vantagens de cargo, função ou emprego.

A Contas Abertas encontrou despachos que autorizaram três servidores a acompanharem o ministro na viagem. Fará parte da “comitiva”, por exemplo, a servidora Marina Pacheco Falcão Tavares, assessora do Gabinete do Ministro, também afastada com ônus.

No despacho que autorizou a viagem, além da visita técnica ao torneio inglês, estão as participações em reuniões com a Comissão de Atletas no Torneio de Wimbledon, com o Presidente da International Tennis Federation (ITF) e com membros do Comitê Olímpico da ITF.

O ministro do esporte também autorizou o afastamento do país, com ônus, no período de 9 a 16 de julho de 2017, inclusive trânsito, do servidor Francisco das Chagas Alves de Medeiros, Agente Administrativo da Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Ministro. Já a servidora Lucielen Franciane Corrêa Barbosa, coordenadora-geral de cerimonial, foi liberada com ônus no período de 8 a 16 de julho de 2017. Além das visitas técnicas às instalações do "Torneio de Wimbledon" e reunião com o Senhor David Haggerty, presidente da ITF, em Londres, Medeiros e Barbosa também irão para a Conferência Internacional de Ministros e Funcionários Superiores Responsáveis pela Educação Física e Desporto, em Kazan, na Rússia.

Outro lado

Questionado pela Contas Abertas, o Ministério do Esporte afirmou que o motivo principal da viagem é apresentar a candidatura do Brasil – mais precisamente do Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra – para sediar as finais da Copa Davis. Já a participação na Conferência Internacional de Ministros e Funcionários Superiores Responsáveis pela Educação Física e Desporto foi um convite partiu da Unesco.

A Pasta também ressaltou que desde o dia 23 de dezembro do ano passado, o Ministério do Esporte é responsável pela administração das Arenas Cariocas 1 e 2, do Velódromo e do Centro de Tênis no Parque Olímpico da Barra. “Para otimizar os recursos públicos e atrair parceiros, além de criar um calendário para utilização dos espaços, o governo criou a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO). O ministro tem se dedicado a divulgar esses importantes equipamentos para que entidades internacionais os considerem na hora de efetivar seus calendários”, esclareceu.


Publicada em : 29/06/2017

Copyright © 2018 Associação Contas Abertas