HackFest da Paraíba ganha repercussão nacional e deve atrair 3 mil pessoas
Idealizado e promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio de seu Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI), o 'HackFest Contra a Corrupção' chega à sua 3ª edição com status de evento nacional. A previsão é de que três mil pessoas, entre participantes e visitantes, passem pelo Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, nos três dias do evento, que começa na próxima sexta-feira (9).
Com o tema “Tecnologia, Transparência e Cidadania”, a estrutura que está sendo montada na Praça de Eventos do Espaço Cultural para a maior maratona hacker de programação do país apresenta números expressivos: cinco mil metros quadrados de estrutura; "Nave Principal" climatizada e com 489 metros quadrados (parte em parede de vidro para acompanhamento dos trabalhos pelos visitantes); área de recreação (Food Truck Park e Área de Relaxamento); e painéis de lead (4x4).
E mais: totens de autoatendimento (computadores com informações sobre o HackFest, a cidade e o estado, o Ministério Público e órgãos parceiros do evento); segurança de uma brigada com dez bombeiros civis; 30 horas de atividades em uma programação dinâmica nos três dias do encontro; e 180 maratonistas, divididos em equipes formadas por oito pessoas compostas, preferencialmente, por cinco programadores ou desenvolvedores, um designer e um comunicador, competindo no desenvolvimento de soluções tecnológicas, para envolver a sociedade no combate à corrupção.
A Contas Abertas, representada pelo secretário-geral, Gil Castello Branco, é uma das entidades convidadas para participar do evento, que acontece no período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rego, localizado à Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, no Bairro de Tambauzinho, na capital paraibana.
Nesses três dias, programadores, estudantes e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, e também das áreas de Direito, Administração, Gestão Pública, Design e Arte/Mídia, se reunirão na maratona que envolverá palestra de nivelamento, brainstorming e formação de equipes, desenvolvimento de softwares e apresentação das ideias.
O "HackFest Contra a Corrupção" é uma maratona hacker de programação que pretende, por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas, envolver a sociedade no combate à corrupção.
Duas etapas
A 3ª edição do "HackFest Contra a Corrupção" terá duas etapas. A primeira delas, de 9 a 11 de junho, será a realização de eventos de desenvolvimento de softwares (evento máster) e fomento à cidadania (eventos satélites), no Espaço Cultural. A segunda etapa acontece a 18 de agosto, com a realização do evento para a entrega da premiação e disponibilização à sociedade dos melhores softwares desenvolvidos, programada para o Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), também em João Pessoa.
A Comissão Julgadora é composta por 13 integrantes, sendo que o Ministério Público da Paraíba, a Controladoria Geral da União na Paraíba e o Tribunal de Contas da Paraíba terão direito a duas vagas cada um; já a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande, o Centro Universitário de João Pessoa; a Controladoria Geral do Município de João Pessoa, o Iesp Faculdades, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terão uma vaga cada um.
A Comissão Organizadora do evento é integrada pelos seguintes membros: Octávio Celson Gondim Paulo Neto (promotor de Justiça do MPPB), Gabriel Aragão Wright (Controladoria Geral da União - Regional Paraíba), Fábio Oliveira Guerra (Tribunal de Contas da Paraíba), Marcos Vinícius Ferreira Cesário (Ministério Público da Paraíba) e Inez Cândido Borges da Silva Leite (Ministério Público da Paraíba).
Publicada em : 07/06/2017