Grupo protesta com “Renan presidiário” contra políticos sujos no Congresso
Na tarde desta quarta-feira (1), o movimento Nas Ruas ergueu um enorme Renan Calheiros com roupa de presidiário em frente ao Congresso Nacional em protesto ao políticos corruptos que se mantém nas Casas. O grupo aproveitou o momento, já que hoje e amanhã ocorrem as eleições para presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O grupo é contra a indicação do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a presidência do Senado e da indicação de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidir a Câmara dos Deputados. Nas redes sociais, eles estão usando a hashtag #EunícioNão e #MaiaNão. Além disso, o movimento pede o fim do sigilo nas delações da Odebrecht.
“Rodrigo Maia que já disse que não é obrigado a ouvir o povo e quer se reeleger (com candidatura inconstitucional) para presidência da Câmara. Porém, nós sabemos que ele está encraquelado nas delações da Odebrecht até o pescoço. #FimdoSigilo JÁ!”, diz um post no Facebook.
Já o senador Eunício, principal candidato para a presidência do Senado, é apontado por delatores como um dos beneficiados pelo esquema de corrupção em que empreiteiras repassavam recursos de propina a políticos e partidos. Eunício não é alvo de inquérito relacionado à Lava Jato.
O ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT, hoje sem partido) disse em sua delação que Eunício faria parte do grupo de parlamentares do PMDB que exercia influência em diretorias da estatal em troca de propina. Delcídio ainda disse que Eunício colocava suas empresas de prestação de serviços para operar junto à Petrobras e a diversos ministérios.
Publicada em : 01/02/2017