Câmara gasta R$ 2,5 milhões com limpeza e portaria de apartamentos funcionais
As famílias podem estar cortando gastos com serviços em razão da crise econômica. A Câmara dos Deputados, no entanto, tem os recursos garantidos. A Casa empenhou nesta semana R$ 2,5 milhões para a prestação de serviços continuados na área de limpeza e conservação e na área de portaria, zeladoria e garagem de blocos funcionais do órgão.
De acordo com o site de transparência da Câmara, o montante vai atender um ano de serviços. O empenho aponta despesas pagas até 16 de novembro de 2017. O pedido foi realizado pela Coordenação de Habitação, responsável pela administração dos imóveis funcionais residenciais da Câmara dos Deputados e pelo benefício do auxílio-moradia.
Ao todo, são 52 serventes, 48 porteiros, 48 garagistas e um encarregado geral. Os serviços são realizados em períodos específicos. A limpeza e conservação dos apartamentos acontece de segunda a sexta de 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Já a portaria e garagem acontecem 24 horas por dia, ininterruptamente, com jornada de 12h de trabalho por 36h de descanso.
Atividades
De acordo com o edital, os porteiros devem realizar o atendimento de pessoas, funcionamento de elevadores, abastecimento de água potável, captação de águas servidas e de esgotos, operação de ligar e desligar lâmpadas, acompanhamento de coleta de lixo, recepção e distribuição de correspondências e zelo pela boa ordem, na forma do regulamento interno dos blocos.
Já os serventes são responsáveis diariamente pela varrição esmerada e limpeza geral de todas as dependências, áreas comuns, sociais e de serviços, áreas de iluminação e ventilação, áreas adjacentes com recolhimento de papéis, folhas e outros detritos, portas e entradas dos edifícios, calçadas, "halls", garagens, escadarias e pisos, além do apartamento da área dos "pilotis", quando não for ocupado por empregado da contratada, e dos elevadores.
Os serviços dos garagistas compreendem o controle e guarda dos veículos e da área da garagem dos prédios. O encarregado-geral, por sua vez, deve manter contato permanente com a Câmara, adotar as providências requeridas pelo órgão fiscalizador relativas à execução dos serviços contratados, comandar, coordenar e controlar a execução dos serviços contratados e manter entendimentos, receber comunicações e transmiti-las aos responsáveis pela empresa.
Publicada em : 16/07/2017